Classe MySQL DAO

Recentemente tivemos que desenvolver um projeto de fórum para a matéria de engenharia do conhecimento. Nesse projeto escolhi usar o banco de dados MySQL. Só que estava cansado de misturar tanto instruções SQL nas funções em php. Cansado também de toda hora ter de usar funções como mysql_close(), connect(), etc… É ruim toda hora fazer isso se você acaba desenvolvendo uma aplicação sem framework (pelo tempo que fiquei programando deveria ter usado CodeIgniter que está na mesma máquina, só falta aumentar as frameworks skills).

Então, como me divirto com essas coisas, resolvi fazer a minha própria classe de abstração com o banco de dados. Sei que tem várias por aí, mas aproveitei para aprender ainda mais orientação a objetos. Resolvi documentar o código e divulgar a classe, que pode ser obtida em: databaseMysql.class.php

Caso não conseguir baixar, favor enviar e-mail pedindo: fabio.aiub[at]gmail[dot]com

A idéia seria testar, corrigir bugs e melhora-la, tem uma lista de TODO na classe exibindo algumas coisas a serem feitas. No futuro, gostaria de fazer algo para brincar com Postgres, ou quem sabe, uma classe para qualquer banco! O céu não é o limite =)

obs: foi por diversão, aceito quaisquer críticas, ainda postarei outras classes que fiz só porque deu vontade, hehe, tem uma de criptografia pronta em C, sim, eu levo uma vida normal, haha.

Anúncios
  • Trackback are closed
  • Comentários (7)
  1. aiub sequelado!
    aiub pirado!
    sóóóó..

    tem umas coisas que eu acho contrárias à OO aí na classe.. quando arranjar tempo e vontade dou uma comentada nela..

    vlw

    • SteveJobs
    • 10 de fevereiro de 2010

    Pra brincar mesmo vc vai longe, agora profissionalmene isso é uma merda

      • fabio sperotto
      • 12 de fevereiro de 2010

      uahsauh Steve Jobs entende algo desta arquitetura? haha que emoção x)

      mas ele está correto, coloquei no Obs que era mesmo só pra diversão, realmente eu queria ter oportunidade de conhecer como seria no nível profissional, bora continuar estudando, qualquer coisa Steve se puder dar um toque volte a comentar, abraços

        • Steve Jobs
        • 26 de fevereiro de 2010

        Aproveitando pra te dar um toque, seja mais humilde e mostre algo desenvolvido e não copiado. Seria bem melhor. Assim seus neurônios são usados.

        Quem muito fala pouco faz.

        • Steve Jobs me diga de onde você acha que copiei isso? me mostre uma classe exatamente igual a essa?

          tento ser sempre humilde mas pelo menos não sou fake, como certas pessoas que em sua infantilidade perdem tempo falando besteira em blogs pela internet ao invés de contribuir de verdade exibindo quem realmente é de verdade

          aceito críticas tranquilamente, quem me conhece sabe que eu parto do princípio de que não sei tudo…

            • Steve Jobs
            • 1 de março de 2010

            Dá para ver através dos comentários na sua classe que ela foi copiada de algum lugar.

  2. Coloquei todos os comentários em inglês para quem sabe atingir um público maior (ou não, pode ver que o inglês é meio porco), como conhecedor de licenças de software livre essa é a forma padrão (template) de certificação (mesmo sendo software livre, decidi organizar da melhor forma)…

    putz, preciso rever meu pensamento com o namespace ::

Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: